Pesquisa aponta que comerciantes de Rio do Sul estão otimistas com vendas de Páscoa
26/03/2021

Mesmo em meio às incertezas e adversidades trazidas pela pandemia os comerciantes da capital do Alto Vale estão otimistas para a Páscoa 2021. Foi o que mostrou uma pesquisa feita Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL) com um grupo de associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio do Sul.
O levantamento aponta que 55,2% acreditam que o cenário de vendas será melhor que no ano passado. Outros 27,6% acreditam que será igual e apenas 17,2% não estão tão confiantes e esperam vender menos neste ano do que em 2020.
Sobre a organização dos estoques visando o movimento de Páscoa 44,8% dos associados que responderam ao questionário contaram que aumentaram a quantidade de mercadorias. 48,3% declaram que não houve aumento do estoque e 6,9% revelaram que tiveram uma diminuição.
A pesquisa também revelou que para atrair clientes e garantir as vendas numa das datas comemorativas mais importantes do comércio os empresários também devem apostar em estratégias diferenciadas. Ao todo 27,6% responderam que devem fazer algum tipo de campanha, 31,0% revelaram planos de realizar uma promoção e outros 20,7% informaram que devem realizar um sorteio. Já 20,7% dos entrevistados declararam que não farão nada diferente.
13,8% dos comerciantes acreditam que o ticket médio de compras será de até R$ 50,00, 31,0% acreditam que o ticket médio será de R$ 51,00 até R$ 100,00, outros 24,1% responderam que o valor médio de compras será de R$ 101,00 até R$ 150,00, 10,3% de R$ 151,00 a R$ 200,0 e 17,2% não sabe ou não aposta em nenhuma das alternativas.
Outro dado que chama a atenção é que 51,7% acreditam que a maioria dos pagamentos serão feitos com cartão de crédito, 24,1% à vista no cartão de débito, 13,8 à vista em dinheiro e 10,3% no crediário.A pesquisa apontou também que 51,7% das lojas atendem de forma física e online, outros 48,3% só de forma física e 0,0% apenas de forma online.
Cenário positivo em todo o estado
A maioria do comércio catarinense está otimista para a Páscoa deste ano. Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) aponta que 40,9% dos entrevistados acreditam que as vendas para a data serão superiores às registradas no mesmo período do ano passado. Outros 32,2% avaliam que deve ser igual.
“O cenário ainda é desafiador por conta da pandemia do coronavírus, mas com o fluxo da vacinação aumentando cada vez mais, cresce também a esperança de, aos poucos, retomarmos a normalidade. E temos quase um mês antes da Páscoa, que neste ano será celebrada no início de abril”, avalia Ivan Roberto Tauffer, presidente da FCDL/SC.
Mesmo com os impactos da pandemia, parte dos entrevistados, 42,2 % avalia que o crescimento do volume de vendas será de até 3%, não considerando nesta estimativa uma eventual situação de lockdown. O levantamento da FCDL/SC foi realizado com 400 empresas associadas que atuam no varejo em 20 cidades com maior potencial de consumo – IPC.